Conceito de trabalho - Áreas do conhecimento.
O que podemos entender por trabalho? Esse é um conceito amplo que abrange dimensões históricas, filosóficas, geográficas, sociológicas, entre outras. Essas dimensões podem ser ilustradas em algumas frases bem comuns em nosso cotidiano, como "O trabalho produz coisas úteis, transforma a natureza, gera riquezas", "O trabalho bem remunerado, geralmente, requer capacitação" etc.
O mercado de trabalho de hoje é resultado de um conjunto de alterações sociais, sendo o trabalho caracterizado por dois lados. Ou seja, as pessoas são "livres" para o exercício das suas atividades laborais e, em contrapartida, têm o direito de serem remunerados, financeiramente.
As pessoas são livres e quando elas gastam as suas energias e o seu tempo com algo, esperasse uma compensação.
A princípio, podemos dizer que trabalho é toda atividade na qual o ser humano utiliza suas energias para satisfazer uma necessidade ou atingir determinado objetivo, individual ou coletivo. A palavra "energia" tem aqui, o sentido básico de capacidade para realizar uma obra, um projeto, uma ação - enfim, um trabalho. Energia vem do grego en = dentro e érgon = obra, trabalho.
Trabalho está ligado a ideia de energia.
Homens na pré-história trabalhando (utilizando suas energias para satisfazer uma necessidades biológicas).
O marco para alteração do conceito de trabalho se deu com a Revolução Industrial. Pois, foi a partir daí que o trabalho passou a funcionar como uma forma de produto que seria vendido em troca de uma remuneração ou salário.
A Revolução Industrial auxiliou na formação da ideia de trabalho atual, conceito de trabalho da sociedade capitalista contemporânea.
Qual significado para trabalho atualmente?
Karl Marx
Para alguns filósofos, como Karl Marx (1818 - 1883), o trabalho é o elemento que distingue o ser humano de outros animais. Uma abelha, por exemplo, constrói sua colmeia com habilidades de um exímio arquiteto. Contudo, a diferença entre um arquiteto e a uma abelha é que ele cria em sua mente o projeto que pretende executar na realidade. Assim, o trabalho humano envolve transformar os materiais sobre os quais ele opera de acordo com um projeto previamente concebido.
O ser humano é racional e os outros animais vivem pelo instinto. Geralmente, pensamos e planejamos antes das ações, visando assim a conclusão de uma meta.
Desse modo, por intermédio do trabalho, o ser humano acrescenta um mundo novo - a cultura - ao mundo natural já existente. O trabalho desenvolve-se nas relações dos indivíduos com a sociedade e a natureza, caracterizando seus modos de ser e viver, seus saberes e suas práticas.
O trabalho se desenvolve nas relações entre os indivíduos com a sociedade e com a natureza.
Escultura de madeira criada pelo artista pernambucano Marcos de Sertânia, inspirada na cachorra Baleia, da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1892 - 1953).
Marx mostrou a ideia de que as pessoas não existem em razão do trabalho, porém, pela necessidade deles para permanecerem vivos. Assim, até os dias atuais, na ciência econômica, vê-se o trabalho como o esforço físico ou mental para executar um processo produtivo.
Atualmente, a explicação sobre o que é trabalho tem forte relação ao conceito de trabalho de Karl Max, criado durante a Revolução Industrial. Ou seja, o trabalho é a atividade que o ser humano produz para sua própria subsistência.
Consequentemente, em razão desses esforços, há remuneração em dinheiro, comumente por meio de um salário mensal. Neste ínterim, existem inúmeras carreiras profissionais para exercício do trabalho, e, a maioria, possui se relaciona a processos produtivos e compensações financeiras.
Visão positiva e ideal do trabalho
Existem trabalhos que permitem ao ser humano expandir suas energias, desenvolver sua criatividade e realizar suas potencialidades. Por meio deles, as pessoas moldam a realidade e, ao mesmo tempo, transformam a si próprias. Assim, dentro dessa visão positiva e ideal, o trabalho promove a realização pessoal, a edificação da cultura e a solidariedade entre os seres humanos.
Visão negativa do trabalho (a partir da intensificação da desigualdade e da dominação social). Rotina de reprodução e fragmentador de sonhos.
Além da perspectiva positiva, podemos reconhecer que o trabalho tem uma face estressante e desagradável. Como se desenvolveu essa face negativa do trabalho? Podemos apontar que, com a intensificação da desigualdade e da dominação social, o trabalho foi desviado de sua função positiva. Em vez de servir ao bem comum, foi utilizado para o enriquecimento de alguns. De ato de criação virou rotina de reprodução. De recompensa pela liberdade transformou-se em castigo ou formas de escravidão. Enfim, em vez de realizar nossos sonhos, por vezes o trabalho fragmenta nossos projetos de vida.
Trabalho - Meio para se alcançar o progresso.
Muitas pessoas pensam em trocar certos trabalhos aborrecedores e rotineiros por atividades alegres e criativas. No entanto, percebemos na prática que essas duas faces do trabalho costumam andar juntas. De qualquer modo, o trabalho é um meio, tanto para a sociedade quanto para os indivíduos, que permite alcançar diversos fins, como o progresso científico e tecnológico e os recursos para suprir necessidades humanas (alimentação, moradia, saúde, lazer).
Exercícios
01 - Informe duas características do mercado de trabalho na atualidade:
02 - Em relação ao mundo de hoje, qual fato histórico construiu a noção de trabalho que trabalho nós temos atualmente?
03 - Como a Revolução Industrial impactou na alteração no conceito de trabalho?
04 - De acordo com Karl Marx, o que é trabalho?
05 - Sobre o trabalho e a existência do trabalhador após a Revolução Industrial Karl Marx mostrou qual ideia de que:
06 - Levando em consideração que trabalho é um esforço físico e/ou mental que visa a obtenção de lucro almejando a sobrevivência.
a) Qual tipo de trabalho você nunca faria, mesmo com uma remuneração muito elevada? Justifique a sua resposta:
b) Levando em consideração as suas habilidades, qual trabalho você gostaria de fazer ao longo da sua vida? Justifique a sua resposta:
07 - O que seria a visão ideal do trabalho? Quais são os efeitos dela?
08 - O que seria a visão negativa do trabalho? Como ela surgiu?
09 - Por que trabalho e progresso são ações que sempre estão próximas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário