Elementos da Cultura
Associada aos valores materiais e espirituais, os elementos culturais são:
1. Elementos da Cultura Material
Associada aos elementos tangíveis, concretos e palpáveis construídos pelos seres humanos.
2. Elementos da Cultura Imaterial
Relacionado com os elementos intangíveis e espirituais de um grupo, a cultura imaterial representa os saberes, os modos de fazer e os valores partilhados entre os membros de uma sociedade.
Como exemplos, podemos citar os rituais, as lendas, as festas, a linguagem, a culinária, etc.
Características da Cultura
* determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer;
* possui um caráter simbólico;
* é adquirida por meio das relações sociais de um grupo;
* é transmitida para gerações posteriores;
* não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.
Tipos de Cultura
1. Cultura de Massa (mídia, notícia, música, entretenimento)
A cultura de massa é o conjunto de ideias e de valores que se desenvolve tendo como ponto de partida a mesma mídia, notícia, música ou arte. Ela é transmitida sem considerar as especificidades locais ou regionais.
A cultura de massa é usada para promover o consumismo entre os indivíduos, sendo um comportamento típico do capitalismo, que foi expandido de maneira drástica a partir dos séculos XIX e XX.
2. Cultura Erudita (ciências, filosofia, artes etc)
Diferente da cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos.
Não é ofertado massivamente, está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social permitida pelo acesso ao conhecimento.
Não é ofertado massivamente, está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social permitida pelo acesso ao conhecimento. Como exemplos, temos: exposições artísticas, apresentações teatrais e concertos.
3. Cultura Popular (Senso comum, tradições de um grupo etc.)
A cultura popular está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as músicas e a dança.
Em oposição à cultura erudita, ela ocorre de forma espontânea e orgânica. Portanto, não está associada aos equipamentos culturais, como os museus, cinemas, bibliotecas, etc.
4. Cultura Material (Maracanã, Arcos da Lapa, Cristo Redentor, Igreja do Mosteiro de São Bento, Escadaria Seláron etc)
A cultura material representa o conjunto de patrimônio cultural e histórico formado por elementos concretos que ao longo de tempo foram construídos pelo ser- humano.
Como exemplos de cultura material temos os elementos arquitetônicos (igrejas, museus, bibliotecas) e os objetos de uso pessoal e coletivo (obras de arte, utensílios, vestimenta).
5. Cultura Imaterial (Feijoada, Cordão da Bola Preta, Samba, Bossa Nova, Festas de Iemanjá, Vendedor ambulante de mate, limonada e biscoito de polvilho nas praias cariocas etc, Feira de Tradições Nordestinas de São Cristóvão etc)
Diferente da cultura material, a cultura imaterial é formada pelos elementos intangíveis. Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo.
Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.
6. Cultura Organizacional
A cultura organizacional, também chamada de "cultura corporativa", reúne um conjunto de elementos associados aos valores, missões e comportamentos de determinada organização.
Dentro do contexto da globalização e dos estudos mercadológicos, esse tipo de cultura foi criando padrões de funcionamento e operações, por exemplo, dentro de uma empresa.
7. Cultura Corporal
A cultura corporal analisa o comportamento dos seres humanos em seus mais diferentes grupos. Ela reúne as práticas relacionadas ao movimento, como danças, jogos, atividades, comportamento sexual e festividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário