Qual é a função do trabalho ao longo da História? Essa questão pode ser abordada a partir de pelo menos, duas perspectivas.
Visão positiva e ideal do trabalho - Expansão de energia, fortalecedor de criatividade e potencialidade do ser humano.
Existem trabalhos que permitem ao ser humano expandir suas energias, desenvolver sua criatividade e realizar suas potencialidades. Por meio deles, as pessoas moldam a realidade e, ao mesmo tempo, transformam a si próprias. Assim, dentro dessa visão positiva e ideal, o trabalho promove a realização pessoal, a edificação da cultura e a solidariedade entre os seres humanos.
Visão negativa do trabalho (a partir da intensificação da desigualdade e da dominação social). Rotina de reprodução e fragmentador de sonhos.
Além da perspectiva positiva, podemos reconhecer que o trabalho tem uma face estressante e desagradável. Como se desenvolveu essa face negativa do trabalho? Podemos apontar que, com a intensificação da desigualdade e da dominação social, o trabalho foi desviado de sua função positiva. Em vez de servir ao bem comum, foi utilizado para o enriquecimento de alguns. De ato de criação virou rotina de reprodução. De recompensa pela liberdade transformou-se em castigo ou formas de escravidão. Enfim, em vez de realizar nossos sonhos, por vezes o trabalho fragmenta nossos projetos de vida.
Trabalho - Meio para se alcançar o progresso.
Muitas pessoas pensam em trocar certos trabalhos aborrecedores e rotineiros por atividades alegres e criativas. No entanto, percebemos na prática que essas duas faces do trabalho costumam andar juntas. De qualquer modo, o trabalho é um meio, tanto para a sociedade quanto para os indivíduos, que permite alcançar diversos fins, como o progresso científico e tecnológico e os recursos para suprir necessidades humanas (alimentação, moradia, saúde, lazer).
O gênero Homo e a capacidade de produzir.
Significado de Homo
A Pré-História foi o período do surgimento e desenvolvimento dos primeiros humanos na Terra. Para sobreviver às intemperes da natureza, eles tiveram que se adaptar ao meio ambiente.
A Pré-história
Para muitos pesquisadores, a história humana teve início quando os hominídeos começaram a fabricar, regularmente, utensílios de pedra com um formato e uma intenção determinada. A capacidade de produzir objetos, como facas, machados e lanças, é o que diferenciaria a humanidade dos outros animais. Essa mudança teria começado com o gênero Homo, há cerca de 2,5 milhões de anos.
Criação de tecnologias (utensílios) para atendimento de demandas do cotidiano.
Uso da tecnologia da pedra lascada e o domínio do fogo para resolução de problemas do dia-a-dia.
Paleolítico (pedra lascada) - Tecnologia que marcou uma época.
Técnica de lascar a pedra para a criação de utensílios.
Ao estudar o passado primitivo da história humana, os pesquisadores deram o nome de Paleolítico (da pedra antiga ou da pedra lascada) ao período que vai do aparecimento do gênero Homo, há cerca de 2,5 milhões de anos, quando os hominídeos começaram a fabricar utensílios de pedra, até cerca de 12 mil anos atrás, quando as técnicas de trabalho com a pedra se tornaram mais elaboradas.
Exemplos de utensílios pedra lascada
Alguns exemplos de realizações humanas na pré-história:
* Comunicação oral,
* Registros via pinturas rupestres e esculturas (arte - modo alternativo de linguagem),
* Criação dos primeiros utensílios de pedra,
*Manuseio do fogo pelo homem;
* Invenção da roda;
*Etc
Os seres humanos do Paleolítico não produziram apenas objetos relacionados à sua sobrevivência, como armas para abater animais e utensílios para retirar a pele e cortar a carne. Eles também criaram pinturas e gravuras que representavam o seu cotidiano e o significado que davam à sua existência.
Pinturas rupestres
Escultura da deusa Vênus - Deusa da fertilidade. Escultura criada na pré-história
Escultura da deusa Vênus criada na antiguidade.
Perceberam a diferença no conceito de belo?
Os primeiros humanos viviam principalmente da caça e da coleta de frutos silvestres. Ao longo de milhares de anos, com o avanço das ferramentas (tecnologias), o desenvolvimento da agricultura e o cultivo de animais, passamos de predadores de pequenos animais a caçadores de grandes mamíferos, como rinocerontes e elefantes. Além disso, deixamos de ser nômades e nos tornamos sedentários.
Neolítico - Pedra polida (avanço das ferramentas).
Nômades x sedentários
No início, os seres humanos eram sedentários (viviam vagando sem moradia fixa).
No início, os primeiros da nossa espécie, devido as limitações, eram nômades, ou seja, não possuíam moradias fixas, viviam de um ponto a outro. Com o avanço do saber e da tecnologia, passamos para a fase sedentária, ou seja, com moradia fixa.
Sedentário - Aquele que tem uma moradia fixa.
Nossos ancestrais viviam nas savanas africanas, abrigando-se em acampamentos provisórios ou no interior de cavernas. Com o tempo, alguns grupos começaram a construir moradias simples, feitas de madeira ou ossos, para a estrutura, e peles, para a cobertura, adotando o sedentarismo.
O desenvolvimento da agricultura e o cultivo de animais - fatores para a sedentarização.
Há cerca de doze mil anos, durante a Pré-história, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram. Esse processo de observação e experimento deu origem ao que chamamos de agricultura.
Processo parecido foi o de cultivo de animais. Algumas pessoas perceberam que aqueles animais selvagens (que eram alvo de caça) poderiam ser "domesticados" e criados próximos as residências, sendo abatido quando necessário.
O escambo
Todos os esforços para obtenção de alimentos visava a subsistência. Porém, tudo aquilo que sobrava, em muitas das vezes, proporcionava o escambo. Escambo é o nome dado para um troca entre bens sem que para isso haja a necessidade de ter uma moeda intermediando. No caso do escambo, um produto é trocado por outro. Para isso as duas partes precisam estar de comum acordo. Um exemplo comum, trazendo para o século XXI, poderia ser a troca de um relógio por um smartphone.
Escambo - Troca de mercadorias.
EXERCÍCIOS
01 - O que foi a pre-história?
02 - A História estuda as ações humanas ao longo do tempo. Para muitos pesquisadores, qual feito humano proporcionou o "início" da história humana?
03 - A capacidade de produzir objetos auxiliou muito no processo de sobrevivência humana ao longo da pré-história. Informe exemplos desses produzidos pelos nossos ancestrais:
04 - No campo filosófico (no processo pela busca do saber), a capacidade de produzir objetivos representou:
05 - O que foi o período pré-histórico conhecido como paleolítico? Por que ele tão importante?
06 - Informe cinco exemplos, de criações humanas, realizadas na pré-história que auxiliaram na evolução humana:
07 - No início como os primeiros seres humanos viviam? Como eles conseguiam se sustentar?
08 - Mencione três fatores que proporcionaram a nossa mudança de predadores de pequenos animais a caçadores de grandes mamíferos e de nômades para sedentários:
09 - Defina
a) Nômades:
b) Sedentários:
10 - Como surgiu:
a) Agricultura:
b) Cultivo de animais:
11 - O que é escambo?
FIM
Próxima aula, Primeiras sociedades (diversas formas de conceber e organizar o trabalho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário