Pobreza na Alemanha - exemplo de pobreza relativa
Mapa da Alemanha
Qual a situação atual da economia da Alemanha?
A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a quarta potência econômica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japão. É uma economia de mercado na qual a seguridade social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos.
Seguridade social
A seguridade social ou segurança social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, a previdência e a assistência social.
Estado de bem-estar social
O Estado de bem-estar social, ou Estado de providência, ou Estado social, é um tipo de organização política, economica e sociocultural que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e económica do país, em parceria com empresas privadas e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado de bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação.
Pobreza relativa x pobreza absoluta
Pobreza relativa ocorre quando um indivíduo ou uma família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos, nem com pessoas de status social comparável.
A situação de pobreza absoluta segundo a Organização das Nações Unidas é a privação severa de necessidades humanas básicas tais como comida, água tratada, saúde, informação e abrigo, dependendo não da renda mas do acesso aos serviços públicos.
Qual seria a situação de parte da sociedade alemã se os serviços de seguridade social não existissem?
Se a Alemanha fosse um país neoliberal, como seria a situação da pobreza no país?
Nenhum comentário:
Postar um comentário