O que é a política de acordo com a filosofia?
Origem e Significado da palavra política:
A palavra “política” deriva do grego “politikos”, que se referia aos cidadãos que viviam na “polis” (cidade).
Aristóteles definiu o ser humano como um “animal político”, buscando a vida em comunidade e compartilhando regras e espaço com outros. Segundo o filósofo grego, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva).
A função da política
O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.
Convivência e Regras Sociais:
A política está relacionada à convivência em comunidade. Onde há duas ou mais pessoas, surgem regras de comportamento e limites de ação. Em muitas das vezes, práticas simples são exemplos de hábitos políticos, respeitar a vez na fila do supermercado, por exemplo, é uma forma simples e diária de exercer a política, pois da mesma maneira que você respeita o lugar da pessoa na sua frente, o seu lugar também tem que ser assegurado.
- Política serve para tentar REGULAR os interesses individuais e coletivos, na teoria, não deveria servir para gerar conflitos sociais.
O ser humano é um ser político
É uma pessoa ou mais de uma que influencia a maneira, ou os modos como a sociedade é governada. Essa definição inclui pessoas que estão em cargos de decisão no governo e pessoas que almejam a esses cargos tanto por eleição quanto por indicação.
Administração do Estado:
Na sociedade atual, a política envolve representantes eleitos que administram o Estado.
Votamos em pessoas para cuidar dos interesses públicos e tomar decisões coletivas.
Políticas Públicas:
Além de eleições, a política inclui ações do governo para resolver problemas específicos.
A participação da cidadania é fundamental para soluções que afetam a sociedade civil.
Quando o pensamento de Aristóteles afirma que ”o homem é um ser político por natureza”, ele quer dizer que por natureza temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. E, por reconhecer essa necessidade, cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis.
Portanto, a política está entrelaçada com nossa vida diária, desde pequenos gestos até questões mais amplas.
EXERCÍCIOS
01 - De maneira geral, o que é política?
02 - De acordo com o filósofo Aristóteles, a política pode ser dividida em duas áreas, quais são?
03 - Segundo o filósofo Aristóteles, o que é a ética na política?
04 - Na prática, qual seria a principal função da política?
05 - Por que a política foi criada?
06 - Quem pode ser chamado de Ser Político?
07 - Para o filósofo Aristóteles ”o homem é um ser político por natureza”, o que isso significa?
08 - Na sua opinião, como a política interfere na sua vida?
09 - Levando em consideração o significado do conceito ser político, atualmente, qual ser político mais influência você? Por que ele consegue lhe influenciar tanto?
10 - O ser político que mais influência você, possui uma grande habilidade de conversação, negociação e pacificação ao ponto de resolver pendências entre diversos interesses, se não equacionadas, pelo menos equiparadas? Justifique sua resposta:
11 - O ser político que você gosta é um agitador (gera preconceitos, tretas e divisões) ou é um conciliador (tenta diminuir as desigualdades e equacionar os interesses de todos)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário