Os impactos das tecnologias digitais nas relações sociais.
O que são as relações sociais?
O ser humano é um ser social, nós sempre estamos interagindo com uma ou mais pessoas.
Alguns exemplos de relações sociais são:
- Conversas entre duas pessoas ou mais pessoas;
- Apertos de mão;
- "Bom-dias";
- Consultas médicas;
- Amizades;
- Estudos;
- Participação em associações, como moradores de um bairro ou condomínio, ou clubes;
- Desenvolvimento de atividades profissionais.
Como as tecnologias digitais influenciam em nossas relações?
Na filosofia, a ética é um campo de estudo que se dedica a pensar sobre as ações dos indivíduos e os princípios que as orientam. A ética procura estabelecer, de forma questionadora, o que é o certo e o errado e a linha entre o bem e o mal. A ética está ligada ao caráter, natureza e índole das pessoas e pode ser aplicada a situações da vida social e individual, como a conduta e as ações.
O que é certo? O que é errado? Quais são os princípios da convivência na sociedade da informação?
As tecnologias digitais alteraram a forma como as pessoas interagem. Embora facilitem a comunicação, também podem inibir a interação física, levando a problemas como solidão e depressão.
Redes sociais digitais, por exemplo, podem conectar pessoas globalmente, mas também podem "desconectar" as pessoas mais próximas fisicamente, afetar negativamente o convívio social e a saúde mental.
Exemplo:
Em um almoço, uma família usando o celular no momento da refeição, as pessoas conectadas em rede, mas desconectadas presencialmente.
O Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da Universidade de São Paulo (USP) enfatiza a importância de abordar a ética desde o início, considerando os impactos sociais e as consequências dessa tecnologia.
A inclusão digital trouxe benefícios, mas também criou barreiras no âmbito familiar. Pais que cresceram com a tecnologia muitas vezes têm apego aos dispositivos eletrônicos, o que pode incomodar os filhos.
Por outro lado, os filhos estão constantemente conectados às redes sociais, o que pode gerar distanciamento familiar. No entanto, a tecnologia também contribui para a autonomia e independência dos filhos, que buscam resolver problemas com acesso à informação online.
A tecnologia digital tem vários impactos na sociedade atual, tanto positivos como negativos:
Positivos
A tecnologia digital pode aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de vida e facilitar a comunicação. Por exemplo, a tecnologia pode otimizar o tempo de trabalho através de tecnologias como aprendizado de máquina, chatbots, computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas. A tecnologia também pode potencializar o aprendizado, com o uso de estratégias de microlearning que permitem aos profissionais estudarem até mesmo por meio do WhatsApp. Além disso, a tecnologia digital pode aproximar pessoas independentemente da distância, permitindo que as pessoas conversem com amigos, parentes ou colegas de trabalho em tempo real, mediante a transmissão de vídeos.
Negativos
A tecnologia digital também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos. Além disso, a tecnologia digital também pode ter impactos no mundo do trabalho, como desemprego estrutural, desigualdade, isolamento social, risco para a saúde mental e exploração desmedida do trabalho.
A ética digital é um conjunto de valores e princípios morais que regem as interações digitais entre pessoas, organizações e tecnologia. De um ponto de vista atual e global, a ética digital é compreendida como o código social necessário para resolver os problemas que o uso massivo da Internet está causando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário