quarta-feira, 8 de maio de 2024

Émile Durkheim e a Sociologia

Émile Durkheim e a sua contribuição para a Sociologia moderna.


Émile Durkheim é amplamente reconhecido como um dos fundadores da sociologia moderna. Ele nasceu em 15 de abril de 1858, em Épinal, França, e faleceu em 15 de novembro de 1917, em Paris. Durkheim desenvolveu uma metodologia rigorosa que combinava pesquisa empírica com teoria sociológica, e é considerado o fundador da escola francesa de sociologia.

Durkheim é conhecido por suas teorias sobre a solidariedade social, o conceito de anomia e a teoria do funcionalismo. Ele argumentou que a divisão do trabalho é um aspecto fundamental da sociedade e que tem implicações importantes para a solidariedade social. Seu trabalho sobre o suicídio também foi inovador, identificando vários fatores sociais que contribuem para essa questão.


Além de suas contribuições para a sociologia, Durkheim também fez importantes contribuições para a antropologia, especialmente no estudo da religião. Suas ideias continuam a influenciar pesquisas contemporâneas em ambos os campos até hoje.

Os fatos sociais são um dos conceitos centrais na obra de Émile Durkheim, que ele usa para explicar como as normas e valores da sociedade exercem influência sobre o comportamento individual. Para Durkheim, um fato social é caracterizado por três elementos principais:

Generalidade: 

O fato social deve ser geral na sociedade, ou seja, deve ser aplicado a todos ou à maioria dos indivíduos.

Exterioridade:

O fato social é externo aos indivíduos. Ele existe independentemente da vontade individual e é anterior ao nascimento do indivíduo.

Coercitividade:

Os fatos sociais têm uma força coercitiva sobre os indivíduos. Aqueles que não seguem os padrões estabelecidos pela sociedade podem ser punidos ou rejeitados socialmente.
Esses elementos ajudam a entender como a sociedade impõe certas maneiras de agir, pensar e sentir, que são aceitas e seguidas pela maioria das pessoas, mesmo que não sejam o resultado de suas escolhas individuais. Exemplos de fatos sociais incluem leis, costumes, valores, crenças, modas e formas de educação. Eles são essenciais para a manutenção da ordem social e para a coesão do grupo



Foto do quadro

Nenhum comentário:

Postar um comentário