domingo, 21 de maio de 2023

Modos de produção pré-capitalista (Parte 02) - Modo de produção escravista

Modos de produção pré-capitalistas (aula 02)

Para relembrar, o que é um modo de produção?

Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial.

Na aula 01, estudamos o modo de produção comunal primitivo. Neste modo de produção, todos trabalhavam juntos e recebiam a mesma recompensa pelos bens produzidos. Não havia classes sociais ou Estado, ou mesmo mercadoria e dinheiro. As trocas dos bens eram feitas de maneira simples e quase sempre em caráter celebrativo e solidário.

Tal modo se baseia no uso coletivo dos meios de produção, nas relações familiares e no cooperativismo, semelhantemente ao que ocorre em muitas aldeias indígenas.

Modo de produção escravista

Diferentemente do comunal primitivo, o modo de produção escravista foi o primeiro a estabelecer o conceito de propriedade privada. 


Modo de produção escravista

Sua origem está relacionada às guerras e às conquistas de territórios, onde os povos vencidos eram submetidos ao trabalho forçado pelos conquistadores. Pelo que se sabe, os primórdios da escravidão vêm do Oriente Médio, mas povos nas Américas, como os maias, também se serviram de cativos.

Os senhores, a minoria, eram proprietários dos escravos. As relações aqui não são de cooperação, como no modo comunal primário, mas sim, de domínio e sujeição, uma vez que os escravos eram vistos como instrumentos, como objetos, animais, etc.

Outro importante fato referente a esse sistema é que foi a partir dele – e do surgimento da propriedade privada – que surgiu a necessidade de se criar um órgão para garantir a propriedade, o bem-estar (principalmente daquele que é proprietário de bens), a justiça, a ordem e a manutenção dos direitos dos proprietários de terras: o Estado (que garante os interesses da elite).


Escravidão antiga

Do surgimento do Estado, mudou alguma coisa de lá para os tempos atuais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário