Desigualdade social
Ilustrar para facilitar o entendimento
Desigualdade é:
Desigualdade é caráter ou condição que não é igual.
O que é desigualdade social?
É um fenômeno em que alguns indivíduos ou grupos possuem mais privilégios, poder e riqueza do que outros, criando uma disparidade na qualidade de vida e nas oportunidades de desenvolvimento.
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo.
Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
Riqueza
01 - característica ou condição do que é rico.
02 - grande quantidade de dinheiro, posses, bens materiais, propriedades etc.; fortuna.
A riqueza está concentrada nas mãos de poucos.
Crianças que deveriam estar estudando para o preparado de um futuro melhor, pedem esmolas no sinal para enfrentar a fome que perturba no presente.
O Brasil, atualmente é a 12ª maior economia mundial, ou seja, um país entre as principais economias do mundo. Por que essa grande geração de riqueza, como a nossa produtividade, ainda possuímos uma fatia tão grande da população vivendo na pobreza?
Pensando de maneira histórica, você já parou para pensar, como a riqueza existente em no país começou a ser explorada e dividida?
Os privilégios
O que é privilégio?
01 - direito, vantagem, prerrogativa, válidos apenas para um indivíduo ou um grupo, em detrimento da maioria; apanágio, regalia.
02 - diploma que contém a concessão de um privilégio; patente.
Nem todos possuem os mesmos privilégios, a falta de igualdade no Brasil é enorme!
Empresários e políticos possuem vantagens que geralmente são pagas pelos contribuintes.
Sendo sincero consigo mesmo, você acha o Brasil uma país justo? Todos os cidadãos possuem as mesmas oportunidades e tratamentos?
Todos brasileiros tem acesso a educação, saúde, justiça, alimentação, transporte, direito a propriedade privada, bem-estar social?
O IDH
IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças.
O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – é uma medida resumida do progresso de longo prazo levando- se em conta três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde (longevidade).
O IDH é considerado de extrema relevância por mensurar o nível de desenvolvimento das nações em questões básicas como educação, saúde e renda. Tornou-se referência mundial, principalmente por nortear políticas públicas que auxiliem a desenvolver os aspectos ainda carentes de cada país.
Os resultados do IDH serve de parâmetros para elaboração de políticas públicas para a melhoria na qualidade de vida da população.
O IDH do Brasil
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, veja o vídeo abaixo:
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/09/brasil-cai-tres-posicoes-no-ranking-global-de-desenvolvimento-humano-divulgado-pela-onu.ghtml
Conforme o relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022, o IDH do Brasil em 2021 foi de 0,754 ocupando a 87ª posição no ranking entre 191 países. Em 2020, estava na 86ª, com índice de 0,758.
Ao longo do governo Bolsonaro, a qualidade de vida do cidadão brasileiro teve perdas severas, como o aumento da violência, corte de investimentos em ciência, educação e saúde, além do aumento da pobreza e outras mazelas.
Brasil - a 12 maior economia do mundo e 87 no IDH. Por que resultados tão distintos?
Depois de crescer 2,9% em 2022, o Brasil melhorou sua posição na economia global e voltou a ser o 12º país mais rico do mundo (veja a lista completa ao fim). Em 2021, o país havia caído para a 13ª colocação, prejudicado, em grande parte, pela forte perda de valor do real frente ao dólar naquele ano.
Boa parte da riqueza produzida no país (PIB - Produto Interno Bruto) fica concentrado nas mãos dos mais ricos e os grupos mais pobres não possuem acesso a essa riqueza.
Comparando o IDH do Brasil com os seus vizinhos
Considerando os países latino-americanos, o país está na 10ª colocação atrás do: Chile, Argentina, Costa Rica, Uruguai, Panamá, República Dominicana, Cuba, Peru e do México. País que tem a décima maior economia do mundo, quando avaliado em relação ao nível de desenvolvimento dos seres humanos que aqui vivem, perde para economia menores e que vivem constantemente crise.
Qual é a solução para resolução desta anomalia?
Precisamos eleger governantes que além de focar no crescimento econômico, sejam humanistas, tenham empatia, se incomodem com a pobreza, lutem contra as desigualdades, ofereçam condições para que a pessoas mudem as condições de vida. Que usem os dados do Censo do IBGE, o IDH para melhor nortear políticas públicas que auxiliem a desenvolver os aspectos ainda carentes em nossa sociedade.
Exercícios
01 - O que é desigualdade social?
02 - Cite exemplos de desigualdade social:
03 - O que é riqueza? Além da definição, cite exemplos:
04 - Na sua opinião, por que a riqueza aqui no Brasil é tão mal distribuída, onde muitas pessoas tem pouca riqueza e poucas pessoas tem muita riqueza?
05 - O que é privilégio?
06 - Informe privilégios existentes no Brasil, privilégios esses que somente existem para um grupo da sociedade e não para a maioria dos outros grupos sociais:
07 - O que é o IDH? Na prática, o IDH é usado para:
08 - Qual é a posição do Brasil no ranking do IDH?
09 - O Brasil é a 12 maior economia do mundo. Por que a posição do Brasil é tão ruim (87 entre 191) no ranking do IDH?
10 - Comparando com os países vizinhos, como está a situação do Brasil no ranking do IDH?
Para revisar (vídeo de 2019, atenção com os dados informados - focar nos conceitos).
Próxima aula, o que é tipos de desigualdades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário