terça-feira, 9 de maio de 2023

Cultura e identidade

Cultura e identidade


O que é cultura?

Para relembrar, cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

O que é identidade?

Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.

O ser humano é um ser social

Nós enquanto seres sociais pertencemos a uma sociedade, e, com isso, estamos posicionados em algum tipo de grupo cultural que se assemelha conosco seja em linguagem, valores, crenças, modos de se vestir e até mesmo capital cultural.

A cultura e socialização auxiliam na formação da identidade.

Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.

O capitalismo, via consumismo, intensificou mais a identidade individual 

Partindo deste ponto, notamos que a construção da individualidade teve ascensão junto do capitalismo, que gerou um consumismo maior por parte das pessoas e com isso aumentou as desigualdades assim como a diferenciação entre grupos que já existia mas agora em maior grau.

O Capitalismo proporcionou a diferenciação individual e aumentou a desigualdade entre os indivíduos.

O capitalismo, via o American Way of Life, incentivou o consumismo, gerando uma diferenciação social via as posses que o indivíduo possuí (o que ele tenho e o capital que ele detém) e não mais de qual grupo ele é, como era feito, por exemplo na sociedade estamental do Antigo Regime (coletividade e pertencimento via origem de nascimento).

American way of life ou "estilo de vida americano" foi um modelo de comportamento surgido nos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial. Este modo de viver passava pelo consumismo, a padronização social e a crença nos valores democráticos liberais.

A identidade serve como um parâmetro social

Assim, a identidade serve como um parâmetro para como vivemos, e, mesmo que cada um de nós seja apenas um fragmento do todo, pertencemos a grupos que coletivamente podem ganhar mais força, como vemos nas sociedades democráticas que requerem a participação do povo.

Somos indivíduos, somos coletivos.

EXERCÍCIOS

01 - O que é cultura?

02 - O que é identidade?

03 - Por que o ser humano é considerado um ser social por natureza?

04 - O que é socialização?

05 - Como a socialização auxilia no fortalecimento da cultura e na formação de identidade?

06 - Como o capitalismo intensificou a individualidade e a desigualdade?

07 - Será que no capitalismo, todos possuem capital (dinheiro) e condições financeiras para serem consumidores? Você pode consumir tudo aquilo que deseja ter?

08 - O que é o American Way of Life?

09 - Por que a identidade serve como um parâmetro para como vivemos?

10 - Levando em consideração o conceito de cultura e identidade, como você se vê como indivíduo? Fale um pouco sobre característica predominante da sua identidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário