Tipos de preconceito
O ser humano é bom ou mau?
O homem não nasce nem bom, nem mau. Nascemos em uma sociedade marcada por regras historicamente construídas, inclusive definidora do que é bom ou ruim. Quando nascemos somos moldados de acordo com tais regras.
Na sociedade atual, quais são as principais regras sociais? Na prática, quais são os nossos principais valores e atitudes em nosso cotidiano?
Para entendermos melhor se o ser humano é bom ou mau, usaremos a metáfora da “folha em branco” nos ajudará a pensar essa perspectiva. Segue:
A folha em branco?!
Nascemos como “uma folha em branco”. Não temos história, apenas nossos instintos. Ao longo da vida vamos passando por experiências sociais, como se fossemos amassados. Isso seria as nossas experiências sociais. Por mais que buscamos desamassar uma folha, permanecerá nela marcas, umas mais profundas, outras menos.
Assim são nossas experiências sociais; a “vida” nos marca e são essas marcas que ficam registradas em nosso consciente e subconsciente, as quais nos propiciam predisposições para nossas ações. O fato é que, a folha inicialmente é lisa e só depois de amassada possuirá marcas, sejam elas feias ou bonitas; isso quem vai julgar é o “medidor” social que varia de sociedade para sociedade, assim como de tempo em tempo. Desta forma, acredito que a classificação bom ou mau não está ligado ao homem, mas a ideia de mau e bom que cada sociedade possui.
E você, o que pensa a esse respeito?
Fonte:
BODART, Cristiano das Neves. O homem nasce bom e a sociedade o corrompe ou o contrário?. Blog Café com Sociologia, Maceió/AL, p.1-6, ago. 2020. Disponível em: <https://cafecomsociologia.com/o-homem-nasce-bom-e-sociedade-o/>.
Preconceito (definição)
01 - qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
02 - sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
"p. contra um grupo religioso, nacional ou racial"
Preconceito é uma opinião, uma noção formada de maneira antecipada, sem o devido conhecimento lógico racional ou reflexão sobre um determinado assunto.
O preconceito está muito associado ao senso comum, ou seja, são ações que estão somadas aos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições.
Uma pessoa preconceituosa é:
Devido ao aumento dos canais de comunicações, tais como as redes sociais, a falta de regulamentação da internet e a popularização dos discursos de ódio, o numero de pessoas ignorantes e preconceituosas tem aumentado. A pessoa preconceituosa é aquela que emite um julgamento antes de conhecer algo ou alguém. Por causa disso, esse julgamento tende a ser desprovido de fundamento, critério ou racionalidade. Geralmente, o preconceito está associado à discriminação e à intolerância em relação às diferenças que existem no mundo.
Atualmente, na sociedade contemporânea, existem diversos tipos de preconceito que acabam gerando discriminação e intolerância, dentre os quais podemos destacar os seguintes:
Preconceito e a discriminação contra deficientes físicos (capacitismo)
Preconceito e a discriminação por conta da idade de uma pessoa (etarismo)
Preconceito contra estrangeiros (xenofobia)
Preconceito contra pessoas gordas (gordofobia)
Preconceito social (classismo)
Preconceito contra mulheres (machismo, misoginia ou sexismo)
Preconceito racial (racismo)
Preconceito contra pessoas trans (transfobia)
Preconceito contra homossexuais (homofobia)
Preconceito contra judeus (antissemitismo)
Entre outros
Geralmente, o preconceito vem devido a falta de informações, desinteresse de aprender sobre determinado assunto, influências socias ou superficialidade no conhecimento sobre um assunto. Na maioria dos casos, o preconceito vem junto de dogmas, discriminação e ataques às pessoas de grupos minoritários ou que são subjulgadas como diferentes aos opressores.
Note que a atitude preconceituosa costuma estar associada a rótulos ou estereótipos que se desenvolveram na sociedade. Esses esterótipos promovem uma visão distorcida sobre um determinado grupo social, podendo motivar atos discriminatórios.
O preconceito pode ser combatido ou alimentado, a opção escolhida dependerá do seu do nível de conhecimento lógico-racional, seus desejos, suas ações e o comportamento da sociedade em que você está inserido.
Bora promover o progresso? Vamos transformar a sociedade em algo melhor?
Exercícios
01 - O que é preconceito?
02 - O que é uma pessoa preconceituosa?
03 - As pessoas já nascem preconceituosa? Justifique sua resposta?
04 - Como uma pessoa pode ser tornar preconceituosa?
05 - Como a internet e o discurso de odio compartilhado nas redes sociais tem fortalecido o preconceito no Brasil e no mundo?
06 - Defina
a) Capacitismo:
b) Classismo:
c) Misoginia:
d) Etarismo:
e) Xenofobia:
07 - Na sua opinião, como podemos combater as diversas formas de preconceito? Como podemos transformar o preconceito em uma coisa do passado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário