O preconceito começou como consequência da colonização de exploração imposta pelos portugueses ao longo do processo de conquista do território. A exploração imposta aos indígenas, a escravidão aplicada aos africanos, porque os negros eram considerados, até pelos mais estudiosos da época, seres inferiores, associados a animais e desprovidos de inteligência. Os privilégios ofertados aos portugueses, todos esses fatores, proporcionaram a formação de uma sociedade desigual, conservadora e antiprogresso.
O preconceito não é natural da pessoa, não nasce com o indivíduo, ou seja, não pertence ao ser desde o seu nascimento; ele se instala no desenvolvimento individual como um produto das relações entre os conflitos psíquicos e a estereotipia do pensamento - que já é uma defesa psíquica contra aqueles e o estereótipo, o que indica que elementos próprios à cultura estão presentes.
Goffman (1988) define o estigma como um sinal profundamente depreciativo utilizado para afastar de um grupo dominante, algum indivíduo ou um conjunto de pessoas com determinadas características que os diferenciem da norma, resultando em indivíduos rejeitados, objetos de discriminação e excluídos da participação em diversas áreas da sociedade.
Pastor Ed René Kivitz fala sobre o modelo de sociedade que parte da elite deseja influenciar (modelo de sociedade que deseja se conservar estratificada).
Exercícios
01 - O que significa a palavra preconceito?
02 - Podemos conceituar preconceito como:
03 - Historicamente, como teria começado o preconceito no Brasil?
04 - O Preconceito é uma característica natural do ser humano? Justifique a sua resposta:
05 - Como o preconceito é instalado no indivíduo?
06 - Informe exemplos de preconceitos:
07 - O que é estigmatização?
08 - Como Erving Goffman define estigmatização? Você já passou por isso?
09 - Na sociedade brasileira, quem se beneficia com o preconceito e com a estigmatização?
10 - Na sua opinião, por que o preconceito e a estigmatização possuem defensores e compartilhadores dessas ideias e práticas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário