segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Pobreza relativa x pobreza absoluta

Pobreza na Alemanha - exemplo de pobreza relativa


Mapa da Alemanha

Qual a situação atual da economia da Alemanha?

A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a quarta potência econômica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japão. É uma economia de mercado na qual a seguridade social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos.


Economia alemã: Maior economia da Europa e a quarta mais rica do mundo.

Seguridade social

A seguridade social ou segurança social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, a previdência e a assistência social.


Exemplo seguridade social

Estado de bem-estar social

O Estado de bem-estar social, ou Estado de providência, ou Estado social, é um tipo de organização política, economica e sociocultural que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e económica do país, em parceria com empresas privadas e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado de bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação.


Estado de bem-estar social

Pobreza relativa x pobreza absoluta

Pobreza relativa ocorre quando um indivíduo ou uma família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos, nem com pessoas de status social comparável.

A situação de pobreza absoluta segundo a Organização das Nações Unidas é a privação severa de necessidades humanas básicas tais como comida, água tratada, saúde, informação e abrigo, dependendo não da renda mas do acesso aos serviços públicos.



Clique no link abaixo e veja o vídeo

Qual seria a situação de parte da sociedade alemã se os serviços de seguridade social não existissem?

Se a Alemanha fosse um país neoliberal, como seria a situação da pobreza no país?

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Fake news

O fenômeno das fake news


Você sabe o que são fake news? Esse termo inglês significa “notícias falsas” e se refere à divulgação de informações distorcidas e que não são verdadeiras. As intenções por detrás disso são muitas — podem incluir desde o desejo de afetar a reputação de alguém, de influenciar pessoas em suas decisões políticas (como nas eleições), de gerar o aumento do número de acessos de alguns sites, ou mesmo de ganhar dinheiro de alguma maneira.


Fake news: Desinformar para manipular

As notícias falsas não são um produto da sociedade contemporânea. O ato de espalhar boatos e mentiras sempre existiu ao longo da história. Porém, com o uso crescente das redes sociais, esse tipo de atitude ganhou uma proporção maior, pois grupos e indivíduos podem compartilhar rapidamente uma informação com um grande número de pessoas – que a replicam, na maioria das vezes, sem checar se tal informação é verdadeira. As consequências sociais incluem o aumento da desinformação, a propagação de visões preconceituosas e de discursos de ódio disfarçados de notícia.


Compartilhamento de mensagens com conteúdo falso sem verificação de veracidade ou com o objetivo de desinformação de modo proposital (crime).

Entre os aspectos frequentemente utilizados em textos de notícias falsas, destacamos a seguir três deles.


Considerando que há muitas estratégias usadas na criação de notícia falsas, é necessário desenvolvermos maneiras de não sermos manipulados por mentiras. Hoje em dia, há agências especializadas na checagem da veracidade de notícias, bem como seções de sites de jornalismo dedicadas a analisar boatos.

Além de checar esses sites, precisamos aprender a ler criticamente os textos, desconfiar de traços subjetivos em textos informativos, reconhecer o contexto em que circulam e a fonte das informações. Muitas vezes, é necessário selecionar mais de um veículo de informação para poder checar e confrontar dados em diferentes jornais, por exemplo. Podemos ainda analisar as legendas de imagens e os hiperlinks em notícias que circulam nas mídias digitais — muitas vezes eles podem indicar os interesses por detrás de algumas fake news.



Atividade 

Agora que você já sabe um pouco sobre o fenômeno das fake news, propomos que investigue a veracidade da notícia apresentada a seguir. Trata-se de um texto que circulou em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas em 2018 e voltou a aparecer no ano de 2019. 


Leia-o atentamente:

Diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo está preocupado com a nova gripe que vai matar muita gente...

Fazer do álcool gel o nosso aliado!

Comecem a tomar vitamina C urgente, cuidem das crianças. Lavar as mãos muitas vezes. Orienta:

- evitar ir a locais onde haja multidão;

- tomar vitamina C;

- comer fígado de boi;

- ingerir sucos de acerola e laranja.

Vamos repassar?

ERVA-DOCE!

O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A - H1N1.

Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos recomenda tomar de 12 em 12 horas o chá de erva-doce pois ele mata o vírus da influenza! É da erva-doce que é feito o TAMIFLU.

* REPASSE para seus familiares e amigos, pois é muito importante.


Junte-se a alguns colegas para discutir sobre o que leram.

Vocês repassariam essa informação a seus familiares e amigos conforme indicado no texto? Por quê?

Que aspectos do texto poderiam sugerir que se trata de uma notícia falsa? Considerem alguns dos aspectos que vocês aprenderam nesta seção.

Todas as informações do texto são falsas ou há algo que pode ser uma indicação verdadeira? Como seria possível pesquisar e verificar quais delas são verídicas? 

Lembrem-se de que vocês poderão consultar na internet páginas de agências dedicadas à checagem de informação e conferir se há alguma verificação dos fatos mencionados no texto citado.

Após a troca de ideias com seus colegas, criem um esquema visual em que vocês possam mencionar os principais aspectos que podem ser avaliados quando nos deparamos com uma notícia falsa. Vocês poderão utilizar destaques visuais e criar um esquema que possa ficar em um mural da turma – dessa maneira poderão ajudar outros alunos e funcionários da escola a também conseguir identificar fake news.






quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O que é Sociologia?

O que é Sociologia?

Sociologia e sua definição:

A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos.

Onde e quando a Sociologia surgiu?


Ao longo da idade moderna, o continente europeu é marcado por constantes transformações.

A sociologia surgiu, na Europa, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.


Ocorrido na idade moderna, a Revolução Industrial gerou diversos impactos na humanidade.



Também um fato histórico da idade moderna, proporcionou rupturas e grandes mudanças na sociedade europeia e mundial.


Revolução Industrial, o que foi isso?


A Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

As diferentes fases da Revolução Industrial e suas características.


A Primeira Revolução Industrial iniciou o processo de formação do mundo contemporâneo. Proporcionando, atualmente, a vivencia da Quarta Revolução Industrial.

Algumas consequências da Revolução Industrial:

Surgimento das grandes cidades e, com elas, dos problemas de ordem social, como a superpopulação; aumento de doenças; desemprego,  maior disponibilidade de mão de obra barata, a necessidade de complementação da renda familiar pelas esposas e até mesmo pela exploração do trabalho infantil; o controle do horário do relógio e não mais do sol (“expansão” e controle do dia); avanços no setor da saúde que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população.


O relógio administrando a passagem do tempo e não mais o sol.


Devido aos baixos salários pagos nas fábricas, muitos chefes de famílias não conseguiam ter renda para sustentar a sua casa, logo, suas esposas tiveram que deixar o serviço doméstico para poder complementar a renda familiar.

O que foi a Revolução Francesa?


A Revolução Francesa (1789-1799) o fim do Antigo Regime na França e a ascensão da burguesia como classe dominante.

A Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia, o fim da monarquia absolutista na França, pelo término do Antigo Regime e a ascensão da burguesia como classe dominante a partir de então.  A Queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789 e foi o marco que espalhou a revolução pela França.


Lema da Revolução Francesa


Vários integrantes da sociedade do antigo regime franceses tiveram a sua vida interrompida pela guilhotina. 

A Revolução Francesa acabou com a sociedade do Antigo Regime.


No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas (estamentos) de acordo com a sua origem de nascimento: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). Na sociedade do Antigo Regime não existia mobilidade social, ou seja, as pessoas não mudavam de estamentos sociais. O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.

Mudanças de hábitos e costumes


Os fatos históricos ocorridos na idade moderna forçaram mudanças de hábitos, comportamentos, valores e a formação de uma nova sociedade (a sociedade contemporânea).


Implantação da República sobre o comando da burguesia.

Intelectuais intricados com essas mudanças - querem compreender essa nova sociedade
 
A sociologia busca explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou, pelo contrário, porque grupos sociais diversos tendem a comportar-se de maneira semelhante.


Sociedade: Grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um padrão comum; coletividade.

A Sociedade de Classe


Definição de sociedade de classe


Classe social é um conceito sociológico que remete à divisão de grupos que compartilham dos mesmos interesses e apresentam situação socioeconômica semelhantes.


Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio e foram divulgados pelo IBGE (em 2018).


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (+0,5 pontos)

Copie as perguntas, deixe em média cinco linhas entre cada pergunta e responda em seu caderno:

01 - O que é Sociologia?

02 - Por que é importante o estudo sociológico?

03 - Onde e quando a Sociologia surgiu?

04 - Quais fatos históricos serviram de influencia para o surgimento da Sociologia?

05 - O que foi a Revolução Industrial?

06 - Quais os impactos da Revolução Industrial para a humanidade?

07 - O que foi a Revolução Francesa?

08 - Quais os impactos da Revolução Francesa para a humanidade?

09 - O que era a sociedade do Antigo Regime?

10 - O que é a sociedade de classes?

11 - O que é uma sociedade?

12 - Na sociedade atual, as distinções entre os indivíduos são baseadas em:

13 - O que é classe social?

14 - Na sociedade atual, qual grupo é hegemônico? Por que esse grupo é o mais poderoso?