1) Leia o texto abaixo e responda:
A desigualdade educacional refere-se às diferenças no acesso, permanência e sucesso escolar entre diferentes grupos sociais, econômicos e geográficos. Essa desigualdade se manifesta na qualidade do ensino, nos recursos disponíveis nas escolas, nas oportunidades de aprendizagem e nos resultados alcançados pelos alunos.
A desigualdade educacional entre brancos e negros no Brasil está historicamente ligada a fatores socioeconômicos e estruturais, incluindo:
- Desigualdade de renda e acesso a oportunidades: Negros e pardos estão mais representados em grupos de menor renda, o que os leva a abandonar os estudos mais cedo para ajudar no sustento da família.
- Barreiras estruturais e racismo institucional: Embora o racismo seja um fator relevante, a questão socioeconômica é mais abrangente e diretamente relacionada ao tempo de estudo.
- Contexto histórico: A escravidão e a falta de políticas de inclusão pós-abolição perpetuaram desigualdades no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
Questão a ser resolvida:
01 - “Os brancos estudam em média 10,1 anos, enquanto pretos e pardos têm 8,2 anos de estudo. E mulheres estudam o equivalente a meio ano a mais do que homens. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), cujo recorte educacional foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE.”
https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/retrato-da-desigualdade-brancos-tem-dois-anos-mais-de-estudo-revela-ibge-22692855 (consulta em 25/05/2022)
Quais das opções abaixo melhor explica o dado apresentado acima, onde brancos estudam quase dois anos mais que os negros.
a) Os negros são mais preguiçosos que os brancos e por isso não estudam tanto quando os brancos.
b) Os negros sofrem racismo nas escolas e por isso abandonam os estudos mais cedo que os brancos.
c) Os negros por serem geralmente mais pobres largam a escola mais cedo para trabalhar.
d) Os brancos têm mais facilidade em aprender que os negros por isso ficam mais tempo na escola.
e) Não há diferença entre brancos e negros. Ambos têm o mesmo nível de escolaridade.
2) Leia o texto abaixo e responda:
A sigla CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho. É o conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalho no Brasil, estabelecendo os direitos e deveres de empregadores e empregados.
A CLT (Consolidação das leis de trabalho), criada em 1943, no governo de Getúlio Vargas, deu maior segurança jurídica aos trabalhadores no exercício dos seus direitos trabalhistas.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) deve ser defendida porque ela estabelece direitos e deveres tanto para empregadores quanto para empregados, garantindo condições de trabalho justas e protegendo a parte mais vulnerável da relação, o trabalhador. Sem a CLT, os trabalhadores estariam sujeitos a condições precárias e abusivas, com menos garantias e segurança.
Cite e explique quatro direitos trabalhistas garantidos pela CLT.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) A lei prevê igualdade entre os gêneros. Explique os motivos pelos quais as mulheres têm remuneração menor que os homens no mercado de trabalho, mesmo em alguns casos, as mulheres possuindo melhor qualificação e exercendo a mesma função:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Leia o texto abaixo e responda a questão:
O texto abaixo (da questão) descreve agressões e discriminações contra praticantes de religiões de matriz africana em espaços públicos, o que demonstra uma violação ao princípio da liberdade religiosa, garantido pela Constituição Federal brasileira (Art. 5º, VI) e essencial em uma sociedade laica e democrática.
Uma sociedade laica (ou secular) é aquela que:
- Não adota uma religião oficial.
- Garante igualdade de direitos a todos os credos.
- Protege a liberdade de crença e de manifestação religiosa.
A nossa Constituição prevê que o Brasil é um país laico.
As agressões e discriminações citadas no texto restringem essa liberdade, pois intimidam e marginalizam os praticantes dessas religiões, impedindo-os de exercer sua fé plenamente.
Resolva a questão abaixo:
(Enem 2019) A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.
REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.
As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque:
a)asseguram as expressões multiculturais.
b)promovem a diversidade de etnias.
c)falseiam os dogmas teológicos.
d)estimulam os rituais sincréticos.
e) restringem a liberdade de credo.
5) Leia o texto abaixo e responda a questão:
A reforma trabalhista de 1967, implementada através do Decreto-Lei nº 229, alterou dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa reforma foi marcada pela substituição da estabilidade no emprego pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, trouxe mudanças na legislação para trabalhadores temporários, valorizou o trabalho, diminuiu direitos e proibiu greves em serviços públicos e atividades essenciais
O FGTS foi criado em 1967, durante o governo do presidente Artur da Costa e Silva, no regime militar, como parte da reforma trabalhista que substituiu a estabilidade decenal (garantida pela CLT de 1943) por um sistema de indenização por demissão sem justa causa. Portanto, a criação do FGTS não é uma conquista da Era Vargas (1930–1945).
Os demais itens são direitos trabalhistas criados na Era Vargas e mantidos até os dias de hoje:
- Salário mínimo (1940) → Estabelecido pelo Decreto-Lei nº 2.162/1940, visando garantir um piso salarial nacional.
- Regulamentação das férias remuneradas (1943) → Consolidadas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que garantia 30 dias de férias após um ano de serviço.
- d) Limitação da jornada de trabalho (1943) → A CLT fixou a jornada de 8 horas diárias e 48 horas semanais para indústria e comércio.
- e) Previdência social corporativa (1930–1945) → Vargas organizou a previdência por categorias (como industriários, comerciários), unificando institutos anteriores no INPS (1966) apenas depois.
Questão a ser resolvida:
05 - (ENEM 2009) A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Entre os direitos trabalhistas criados na chamada “Era Vargas”, não podemos citar.
a) FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço), criado como uma compensação à perda de um emprego.
b) Salário mínimo, criado para estabelecer uma remuneração mínima do trabalho a nível nacional, capaz de sustentar o trabalhador e sua família.
c) Regulamentação do direito de férias, que estabelece 30 dias de férias remuneradas ao trabalhador após 12 meses de trabalho.
d) Limitação da jornada de trabalho no comércio e na indústria de 8 horas semanais.
e) Organização da previdência social pelo Estado, de forma corporativa, ou seja, por categorias profissionais.
6) Responda a questão abaixo, com o auxílio do comentário do professor:
Questão
6. (UERJ- 2018) “Ao longo da história republicana, vários movimentos sociais preferiram interpretação
própria da modernização, como expansão de direitos. E agiram para converter ideia em fato. São Paulo viu isso em 1917, quando assistiu a sua primeira greve geral. A cidade parou. Aderiram categorias em cascata, demandantes de melhoras salariais e de condições de trabalho. Manifestantes daquele tempo se parecem mais com os de hoje do que se possa imaginar. A resposta das autoridades de então também segue a moda. Em 1917, um jovem sapateiro espanhol foi baleado no estômago. Em 2017, um estudante teve a cabeça golpeada com um cassetete. O enterro do sapateiro virou a maior manifestação de protesto que os paulistanos tinham visto até então. Já na greve geral de abril de 2017, 35 milhões de pessoas pararam, segundo os sindicatos.”
Angela Alonso. Adaptado de Folha de São Paulo, 07/05/2017.
As matérias jornalísticas referem-se a movimentos grevistas ocorridos no Brasil nos anos de 1917
e 2017, apresentando contextos diretamente associados aos conflitos entre capital e trabalho
em área urbana.
Comentário do professor sobre o TEXTO:
O texto apresenta duas greves (1917 e 2017) e destaca semelhanças entre elas:
1. Repressão policial:
- Em 1917, um sapateiro foi baleado pelas autoridades.
- Em 2017, um estudante foi agredido com cassetete.
Isso mostra que, em ambos os casos, houve violência estatal contra manifestantes.
2. Relevância das reivindicações populares:
- Em 1917, a greve geral parou São Paulo, com trabalhadores exigindo melhores salários e condições de trabalho.
- Em 2017, a greve também teve grande adesão (35 milhões, segundo os sindicatos), indicando a força das demandas populares.
Tendo como base essas matérias, as principais semelhanças entre os dois contextos mencionados se relacionam aos seguintes fatores:
a) precarização salarial e ampliação da regulação estatal
b) aumento do desemprego e revisão de leis trabalhistas
c) repressão policial e relevância das reivindicações populares
d) ilegalidade da ação sindical e desqualificação da mão de obra
e) cobertura imparcial da imprensa
7) Responda a questão utilizando as informações ao longo do exercício
A reestruturação produtiva e as mudanças no mercado de trabalho exigem maior qualificação, não apenas um diploma.
- O mercado exige trabalhadores mais qualificados para lidar com tecnologia. ✅
- Trabalhadores não qualificados continuam com salários baixos. ✅
- A expansão de escolas técnicas atende às demandas do mercado. ✅
- A educação está subordinada às exigências do capital (de quem contrata). ✅
Hoje, não basta ter um diploma; é preciso ter competências técnicas e adaptabilidade, já que o mercado valoriza habilidades práticas e atualização constante.
Questão
7.A reestruturação produtiva gera uma pressão por uma reforma educacional, que vivemos hoje. A educação tem estreitas relações com a produção econômica. Aponte a opção incorreta com relação às mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos.
a) É exigido maior qualificação dos trabalhadores para lidarem com as novas tecnologias
b) A instrução não é tão importante atualmente, bastando que se tenha o diploma que a comprove.
c) A mão-de-obra não qualificada tende a continuar a receber baixíssimos salários
d) A expansão das escolas técnicas é uma expressão das exigências do mercado
e) A educação está de modo geral subordinada às exigências do mercado
8) Segundo a PNAD/IBGE de 2023, O percentual de informalidade foi de 39% da população ocupada economicamente. O que mostra que continua crescendo a informalidade no Brasil. O que é um trabalhador informal?
a) Todos aqueles sem vínculo empregatício formal
b) Funcionários públicos
c) Somente os camelôs
d) Somente os trabalhadores autônomos
e) Os trabalhadores domésticos
9) No Toyotismo, há uma intensificação das políticas de premiação por produtividade setorial e individual no interior das empresas. Por exemplo, um vendedor de loja ganha uma comissão (percentual do valor do produto vendido) por cada venda que realize. Qual é a intenção dessas políticas de pagamento de comissão por produtividade aos trabalhadores?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Sobre o “novo perfil do trabalhador”, demandado pelas empresas (estudado em aula), foram discutidas algumas características socioemocionais desse trabalhador. Se deseja um trabalhador instruído, polivalente, com proatividade, bom relacionamento interpessoal, etc. Explique duas dessas características.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa prova!