terça-feira, 29 de agosto de 2023
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Senso comum
Senso comum
Definição
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.
Para os teóricos sociais como Durkheim e Bourdieu: o conhecimento social de senso comum é neles explicitamente associado ao uso de conceitos sociais cujos significados foram fixados na vida cotidiana, e não no âmbito de um saber teórico especializado.
Quando uma pessoa reclama de dores no fígado, é comum alguém dizer que ela pode tomar um chá de boldo que logo a dor vai passar. Esta é uma receita usada pelos mais antigos e que foi repassada de geração em geração, sem que as pessoas soubessem de fato o princípio ativo do boldo e seu efeito nas doenças hepáticas.
O senso comum é um conhecimento do cotidiano, não refletido e não testado, que adquirimos por meio da repetição das experiências e da cultura, de geração a geração, é conhecido como senso comum. O senso comum é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.
O senso comum está fundamentado na crença em informações inverificadas. É um conhecimento transmitido de pessoa para pessoa que, ao final, constrói todo um sistema de crenças, muitas vezes contraditórias ou preconceituosas.
Exercício
01 - O que é senso comum?
02 - Informe dois exemplos de senso comum:
03 - Mencione características do senso comum:
04 - O que o senso comum possibilita?
05 - Qual é a diferença entre o senso comum é a filosofia?
06 - Qual é a diferença entre o senso comum é a ciência?
07 - Qual é a relação entre a sociologia é o senso comum?