Fatos Sociais
O sociólogo francês Émile Durkheim definiu o termo e argumentou que a disciplina de sociologia deve ser entendida como o estudo empírico dos fatos sociais.
O que é Fato Social?
01 - Os fatos sociais são conjuntos de hábitos praticados pelas pessoas, por meio de suas ações, que permitem a identificação de uma consciência coletiva, a qual age por trás dos indivíduos, influenciando as suas ações de alguma maneira.
02 - O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo.
03 - Maneira de agir, pensar e sentir. Essas são incutidas ao comportamento individual por forças exteriores ao indivíduo, por meio do poder coercitivo que as compõem.
O fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.
Fatos sociais são comportamentos simples do cotidiano, como tomar banho, pagar os impostos, ir a encontros sociais ou fazer compras.
O Fato social sempre é coercitivo, até quando é "espontâneo, pois somos animais sociais e somos influenciáveis
O fato social tem três características principais: generalidade, exterioridade e coercitividade.
O comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade.
O fato social tem três características principais:
* Coercitividade: é a força que o fato social exerce sobre a sociedade, como os padrões culturais.
A coercitividade é usada com dois significados pelo sociólogo francês.
Primeiro, a coercitividade está relacionada ao poder que os padrões culturais de uma sociedade são impostos aos integrantes.
Essa característica obriga os indivíduos a cumprirem os padrões culturais e sociais que nem sempre estão de acordo, mas que são convenções e existem apesar do indivíduo concordar com elas ou não.
O segundo significado da palavra coercitividade é utilizado para descrever o poder que a lei exerce na vida de um indivíduo. Desta maneira, o ser humano pode não concordar com o modo que a sociedade funciona, mas aceita, por medo de ser punido pela lei.
Na coercitividade cultural, o ser humano pode passar vergonha ou constrangimento, caso não cumpra o comportamento social relacionado ao fato social onde esteja inserido.
Já a coercitividade da lei é punitiva, no sentido que o indivíduo pode sofrer multas e privação de liberdade.
* Exterioridade: independem de adesão, pois fatos sociais ocorrem indiferente à vontade individual.
Exemplo: tomando o jogo de futebol novamente. Se um indivíduo desejasse impedir os torcedores de gritar gol, quando o seu time marcasse, dificilmente conseguiria ou seu comportamento seria visto como estranho. Afinal, já é esperado que fãs de uma equipe comemorem um gol desta maneira.
* Generalidade: pois atinge um grupo de pessoas numa determinada comunidade, e não apenas indivíduos.
Exemplo: num jogo de futebol, os torcedores cantam incentivando seu time, vestem-se com o uniforme da sua equipe e gritam quando sai o gol. Todas estas ações são esperadas e não precisaram ser previamente explicadas, pois já fazem parte de um evento esportivo.
Por que a escola é um fato social?
É assim que a educação é entendida como um fato social, visto que é exterior, coercitiva e geral. Deste modo, a escola é um elemento fundamental constituinte da sociedade, pois visa adequar o ser humano ao meio em que vive, de forma a manter um equilíbrio entre o que se espera da criança e a sociedade.
A educação, pois está presente na vida do indivíduo desde a infância e o afetará durante toda sua trajetória, moldando seu comportamento social.